Antônio Tenório é bronze na Turquia

O Brasil conquistou nesta quinta-feira sua terceira medalha no Campeonato Mundial de cegos da IBSA (Associação Internacional de Esportes para Cegos, em inglês), em Antalya, na Turquia. Antonio Tenório, na categoria até 100kg, conquistou o bronze.

O brasileiro, tetracampeão paraolímpico, deixou pelo caminho Ochirkhuyag Myagmar (Mongólia), Yoshikazu Matsumoto (Japão) e Joseph Ingram (Grã-Bretanha) até chegar à semifinal. Na luta que valia uma vaga na decisão, porém, ele foi superado pelo iraniano Hamid Alizade.

Na disputa pela medalha de bronze, Tenório, da classificação visual B1 (visão nula), enfrentou o canadense Timothy Rees em uma luta difícil, que só foi decidida pelos juízes. Em todo o combate, tanto o brasileiro quanto Rees não conseguiram aplicar golpes. Em decisão unânime dos árbitros, Tenório conseguiu o pódio.

– Por tudo o que aconteceu foi um bom resultado. O objetivo foi alcançado, que foi a classificação paraolímpica – disse Tenório, que ficou perto da Paraolimpíada de Londres-2012, mas ainda terá de disputar os Jogos Parapan-Americanos em Guadalajara em novembro para confirmar a vaga.

Outros quatro brasileiros lutaram nesta quinta-feira. Victoria Santos de Almeida e Silva (categoria até 70kg) e Roberto Julian Santos da Silva (até 90kg) chegaram à repescagem, mas foram eliminados. Giovana Pilla (acima de 70kg) e Willians Silva de Araújo (acima de 100kg) perderam ainda na primeira rodada e não avançaram.

 

Classificação paraolímpica

Nesta quinta-feira encerraram-se as lutas válidas pela segunda das três etapas do ranqueamento paraolímpico no Mundial da IBSA. Com as medalhas que conquistaram, Tenório, Daniele Bernardes (ouro na categoria até 63kg) e Lucia da Silva Teixeira (prata no peso até 57kg) ficaram bem perto da Paraolimpíada de Londres-2012.

Por outro lado, o país sofreu derrotas que podem complicar o planejamento para os Jogos, com Giovana Pilla, Wilians Silva de Araújo, Harlley Damião Pereira de Arruda, Eduardo Paes Barreto Amaral, Karla Ferreira Cardoso e Roberto Paixão, que não venceram lutas e não computaram pontos. O último evento que dará pontos será o Parapan-Americano em novembro, em Guadalajara.

O Brasil voltará a lutar nesta sexta-feira em Antalya, na competição por equipes masculina. As lutas começarão por volta das 4h (de Brasília).

Fonte:Rafael Valesi @rafavalesi Lancenet

 

Anúncios