Pesquisa aponta que apenas 6% das empresas retêm colaboradores com deficiência

A Plura Consultoria e Inclusão SocialSite externo., empresa especializada na inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho, realizou a pesquisa Inclusão de Profissionais com Deficiência – Fatos e Dados, com objetivo de mapear as principais iniciativas das empresas na inserção destes profissionais.
O que mais chamou a atenção é que apenas 6% das companhias realizam ou realizaram um plano para reter estes colaboradores. O turn over de PCD’s (pessoas com deficiência) chega a 80% no mercado nacional. Deste total, 58% dos entrevistados afirmam que este turn over é o mesmo se comparado aos demais funcionários. Os outros 42% dizem que há maior rotatividade nos colaboradores com deficiência. “Entendemos que muitas empresas focam seus trabalhos em contratar e muito pouco esforço é despendido para mantê-los na organização”, explica o CEO da empresa e idealizador da pesquisa, Alex Vicintin.
A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e novembro de 2010. Participaram 71 empresas de diversos setores, entre eles indústria química e farmacêutica, serviços, financeiro, energia, sindicatos e construção civil. Dentre elas, 65% têm mais de 1000 funcionários. O número de PCD’s contratados por estas empresas, na época em que a pesquisa foi realizada, totalizavam 5.578.

Fonte – Vida Mais Livre