Encontro de Esporte Adaptado e Paraolímpico começa amanhã no MS

A Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) promove a partir de amanhã (25) o Encontro Estadual de Atividade Física Adaptada e Esporte Paraolímpico. O evento será realizado a partir das 8 horas, na Uniderp Agrárias, na Capital. O evento deverá contar com 200 participantes, entre acadêmicos e profissionais de Educação Física.

Para a professora Marli Cassoli, uma das palestrantes do evento, o encontro visa valorizar os profissionais que já atuam na área há muitos anos. “Este encontro é uma forma de trocar experiência, aprender com os mais novos e passar um pouco que aprendemos nestes 20 anos de esporte adaptado”, afirmou.

O governo do Estado por meio da Fundesporte está investindo no esporte paraolímpico e tem garantido a participação de vários atletas em diversas competições nacionais. “O Estado possui atletas que estão entre os melhores no cenário nacional. Um dos exemplos é o futebol, em que atletas de Mato Grosso do Sul formam a base da Seleção Brasileira de Futebol”, comenta o diretor-presidente da Fundesporte, Júlio César Komiyama.

Programação

De acordo com a programação, nesta sexta-feira (25) após a abertura oficial, haverá a palestra com o tema: A Importância da Educação Física e do Esporte para a Superação Emocional da Pessoa com Deficiência. O palestrante será o professor doutor Pedro Américo de Souza Sobrinho.

A partir das 13h30, será realizada a mesa redonda com o tema: “Estrutura Curricular, Experiências de Extensão, Pesquisa e Estágio Acadêmico”. Na seqüência, serão realizadas duas palestras com temas “Psicologia” e “Equoterapia”.

No sábado (26), no período da tarde serão realizadas diversas oficinas como: Futebol Sete – PC – “’Fomento e Iniciação ao Futebol Paraolímpico’’; Bocha e Polybat – “Alternativas de Atividades para a Pessoa com maior Comprometimento Motor”; Ginástica e Deficiência – “Desafios e Possibilidades” e Técnica de Manejo de Cadeira de Rodas (com iniciação à dança em cadeira de rodas).

As oficinas continuam no domingo (27) de manhã com os seguintes temas: Atividades Cooperativas na Educação Especial – DF/DI; Basquetebol – DF/DI ‘’Da Reabilitação ao Rendimento’’; Atletismo – ‘’DI, DF, DV e suas possibilidades’’ e Musculação para Pessoas com Deficiência.

Mais informações sobre o encontro na Coordenadoria Pedagógica da Fundesporte, nos telefones: 3323-7232 ou 3323-7224.

Fonte: MS Notícias